Do início do ano pra cá, a Xadrez tem recebido bastante pedido de empresas da Baixada por serviços de gerenciamento de redes sociais, em especial o Facebook. A tardia “descoberta” desse canal pelas marcas nem é o principal problema, ao meu ver. Estou acostumado com o atraso da adoção dos meios digitais na região – por aqui ainda se acredita muito no panfleto, no outdoor sem plano de marketing e naqueles videos que ficam passando no restaurante, na lotérica… sabe?
Pois bem, voltando ao assunto do Facebook, a primeira coisa que digo aos clientes que procuram esse serviço (gestão da fanpage) é: “Facebook é uma ferramenta para relacionamento – e ela, por si só, não vai te trazer mais vendas.” Por quê? A resposta é bem simples: Você não quer um amigo que só vem te procurar pra tentar te vender alguma coisa. Certo? Da mesma forma, se sua empresa só fala com seus seguidores pra anunciar promoção e mostrar sua linha de produtos, as chances de engajamento do público serão pífias – na verdade, muito provavelmente vai surtir o efeito contrário.
Uma linha editorial (assuntos que sua marca vai tratar nas redes) que costuma dar bastante certo é falar de tudo o que pertence ao universo de sua empresa, sem falar de vendas. Você tem um salão de beleza? Aposte em fotos de antes e depois, dê dicas de como cuidar da pele e do cabelo. Tem uma loja de utilidades domésticas? Dê receitas de guloseimas fáceis de preparar, mostre formas criativas de economizar espaço… Pode até falar do tempo (com bom humor), não vai faltar assunto.
Facebook é uma ferramenta para relacionamento – e ela, por si só, não vai te trazer mais vendas.
Aposte em presença online
Mais importante do que investir em Facebook, é construir a sua presença online – estamos focando aqui em marketing digital, ok? Criar seu site, gerar leads, construir uma boa base de cadastros, seja para email marketing, curtidas, etc., fortalecer sua marca através de campanhas de display (Google AdWords é uma ótima solução para isso) e, finalmente, se relacionar com seu público através das redes sociais: Instagram, Twitter, Linkedin e, claro, Facebook.
Existe uma regrinha usada em marketing de relacionamento que é a seguinte: para cada 3 postagens que você fizer, no máximo uma vai tratar de fazer merchant (falar de promoção, oferecer produto, etc.). Ficou a dica 😉
Resumindo
Construa uma presença online forte e mais extensa possível – A Xadrez pode te ajudar nisso.
Utilize redes sociais para se relacionar com seu público (dê bom dia, fale do tempo, mas não o perturbe com muita propaganda).
Você tem alguma experiência gerindo as redes sociais da sua empresa? Compartilhe com a gente 🙂