Ícone do site Agência Xadrez – Agência de criação de sites

Como fazer um contrato com os Correios

Como fazer contrato com os Correios

Não existe outra empresa que tenha a capilaridade que os Correios oferecem: em praticamente todas as cidades do Brasil, existe pelo menos um posto dos Correios. Sua importância logística é inegável.

E não é pra menos. Apesar dos problemas conhecidos e reclamações constantes sobre o serviço, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos continua sendo a operadora de logística mais utilizada no Brasil, em especial pela Micro Empresa.

Entretanto, poucas pessoas conhecem o convênio que os Correios oferecem a lojas e comércio em geral.

É por isso que preparamos esse guia completo para você saber como funciona o contrato com os Correios.

Aqui vamos explicar passo a passo o que você precisa, como proceder e se vale a pena ou não manter um contrato com a estatal.

O que é um contrato com os Correios e como funciona

O contrato com os Correios é um convênio firmado entre uma empresa e a estatal. A partir desta modalidade de prestação de serviços, o empreendedor tem acesso a tarifas de frete reduzidas, ferramentas de gestão e benefícios exclusivos.

Para o e-commerce, de modo geral, o contrato com os Correios é assinado por lojas virtuais que já vendem e despacham encomendas com regularidade (+30 pedidos ao mês).

Benefícios e vantagens de ter um contrato com os Correios

Talvez o benefício que mais chame atenção em manter um contrato com os Correios é a redução de 12% das tarifas praticadas pela estatal. No entanto, a lista conta com vantagens bastante interessantes:

*coleta programada é um serviço em que a estatal vai até seu estoque, recolhe suas encomendas de forma recorrente e faz o envio, dispensando filas e deslocamento. Deve ser contratado à parte e exige alguns pré-requisitos.

O que é SIGEP WEB

SIGEP WEB é o Sistema de Gerenciamento de Postagens dos Correios. Com ele, você prepara as encomendas antes de serem expedidas: cria listas com destinatários, dimensões e pesos de cada pacote, e escolhe previamente os serviços de entrega desejados.

Além disso, o SIGEP WEB gera os códigos de rastreamento das encomendas.

Ainda que você não conte com a coleta programada, você não vai precisar enfrentar filas toda vez que for despachar algum pedido. Basta deixá-lo no balcão da agência que a equipe dos Correios já terá todas as informações necessárias para o envio.

Quanto custa um contrato com os Correios

Não existem custos ou mensalidades para manter um contrato com os Correios. Você paga apenas pelos serviços que usar a cada mês.

Entretanto, existe uma conta mínima para que você possa manter o convênio:

Ou seja, se seu e-commerce atingir esses valores mínimos de frete, é possível manter um contrato com os Correios.

Existem ainda outras modalidades de contrato, como o E-commerce. Para isso, você vai precisar entrar em contato com os Correios para que seja realizada uma análise da sua empresa e te oriente nos próximos passos.

Como fazer um contrato com os Correios

Existem duas alternativas para você fechar contrato com os Correios e aproveitar todas as vantagens: pela internet ou em uma agência. A seguir, veja como proceder em cada um dos casos:

Contrato com os Correios pela Internet

  1. Faça seu cadastro no Meu Correios
  2. Assine o contrato com seu certificado digital (se não possui um certificado, os Correios oferecem esse serviço)
  3. Receba seu cartão Correios Fácil sem custos e comece a utilizar.

Contrato com os Correios através de uma agência

  1. Procure a agência dos Correios mais próxima
  2. Leve os documentos necessários (veja a lista completa)

Vale a pena fechar um contrato com os Correios?

Agora que você conhece como funciona e como você pode se beneficiar com um contrato com os Correios, fica mais fácil decidir se vale a pena fechar esse convênio com a estatal.

Lembrando que esse contrato não significa exclusividade. Ou seja, você pode aproveitar as vantagens de um contrato com os Correios e ainda assim utilizar outras empresas para a logística do seu negócio.

Esperamos que essas informações te ajudem de alguma forma a fazer sua empresa crescer.

Sair da versão mobile