Bem no começo da internet, os blogs eram utilizados como diários pessoais. Neles, as pessoas falavam sobre o seu dia, um acontecimento, algum assunto específico, etc.
Hoje em dia esses blogs pessoais ainda existem, bem como canais do YouTube similares. Muitos desses canais pessoais até mesmo se tornaram um trabalho que gera uma renda. Mas um blog empresarial é bem diferente.
O seu empreendimento, seja ele uma empresa, um produto ou um projeto pessoal, pode ter uma vantagem enorme simplesmente criando e mantendo um blog, você sabia?
O blog é uma ferramenta de marketing digital. Ele pode ajudar o seu negócio de forma simples, barata e muito efetiva. Vamos ver então porque você deveria ter um blog?
Mas como assim, um blog?
Quando falamos de um blog como uma ferramenta de marketing digital para o seu negócio, é claro que não estamos falando dos blogs pessoais.
Normalmente, o blog de um negócio é um item do menu do site da empresa. E lá estão artigos sobre assuntos ligados ao negócio ou mesmo informações sobre serviços e produtos. É um canal de relacionamento, sobre o qual iremos falar mais adiante.
Uma ferramenta de marketing digital
Já dissemos que o blog é uma ferramenta de marketing digital, mas afinal o que é isso?
O marketing digital se refere às estratégias de marketing para a promoção de produtos e serviços, utilizando os meios digitais, como a internet.
O blog entra como uma ferramenta do marketing digital por ser, não apenas um canal de relacionamento de um negócio com o seu público, mas também uma forma de atrair e cativar esse público. E como isso é possível?
Hoje em dia o que fazemos quando buscamos uma informação, um produto ou serviço?
BUSCAMOS NO GOOGLE!
Produzir conteúdo que é publicado em um blog, é uma das formas mais fáceis e baratas de aparecer nas buscas do Google. Quando alguém busca por algo que tem relação com o seu negócio, ele poderá estar lá. Isso porque quanto mais páginas, títulos e palavras-chave associadas existirem dentro do endereço do seu site, e isso inclui o seu blog, mais autoridade ele tem perante as buscas.
Se o conteúdo publicado no seu blog for ainda informativo e de alta qualidade, você vai cativar ainda mais essas visitas. Tanto as que vierem das buscas, quanto aquelas que conhecerem o seu conteúdo pelas redes sociais. Se esse conteúdo tiver técnicas de SEO, que são aquelas que especificamente melhoram seu ranking nas buscas, seu blog será um aliado de peso para o seu negócio!
Como o seu blog pode te ajudar?
Se você ainda não tem certeza se deveria mesmo manter um blog, continue lendo. Vamos listar e comentar a seguir, algumas das maiores vantagens de se ter um. Veja porque o seu negócio precisa de um blog:
Aparecer nas buscas
Como já dissemos, as pessoas conhecem coisas novas fazendo buscas pela internet. Mas se a sua empresa não estiver nos resultados, ela vai perder todos esses clientes em potencial. Manter um blog é uma das principais maneiras de sobressair nessas buscas.
Aparecer nas redes sociais
Outro tipo de canal que gera muitos novos clientes e negócios além das buscas, são as redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn são hoje as mais frequentadas, mas o seu negócio precisa marcar sua presença nelas.
Com um blog, você estará gerando material próprio para publicar nas redes sociais, ao invés de apenas compartilhar conteúdo de outros. Além disso, os outros poderão compartilhar seu conteúdo nessas redes e promover seu negócio ainda mais.
Mais clientes e mais vendas
O resultado de publicar conteúdo em um blog, aparecer melhor nas buscas do Google e também nas redes sociais é até previsível. Seu negócio conquistará mais clientes e realizará mais vendas!
Para qualquer empreendimento, ter um blog é muito mais do que apenas manter um canal mais próximo do público. É algo que impacta diretamente o faturamento.
Maior credibilidade
Se a sua empresa mantém conteúdos informativos e de qualidade com livre acesso a todos, pode passar a ter o status de autoridade sobre os assuntos que trata. Isso faz com que os clientes, inclusive aqueles em potencial, vejam o seu negócio como confiável e qualificado.
Com isso, a tendência é de que eles um dia venham a realizar negócios com você. Ou ainda venham a recomendar o seu negócio a outros.
Com baixo custo
O melhor de todas essas vantagens que manter um blog pode te oferecer, é que o custo de um blog é muito baixo, se comparado a campanhas de publicidade.
Você não começa a colher de forma imediata, assim que inicia um blog. Mas todos os frutos do que mencionamos aqui, tudo o que você constrói com um blog, é duradouro.
Resumindo, ao invés de apenas consumir recursos, de tempos em tempos com publicidade, criar um blog vai fazer com que a sua empresa conquiste credibilidade e um espaço só dela nas buscas e nas redes sociais ao longo do tempo, além de mais clientes e oportunidades de negócios.