Dicas para melhorar a visibilidade de sua empresa nas buscas do Google, gerar mais tráfego no seu site e aumentar vendas são sempre bem vindas. Não é mesmo?
Hoje trago dicas simples, rápidas e bastante eficientes para melhorar a presença digital da sua empresa – e consequentemente gerar mais clientes – usando ferramentas do Google Meu Negócio.
Se você ainda não conhece, o Google Meu Negócio é a melhor maneira de fazer sua loja ou escritório aparecer no Google de forma gratuita. Já falamos sobre a plataforma e mostramos como incluir sua empresa por lá neste post.
Sem mais delongas, vamos às dicas.
1.Adicione uma oferta de boas-vindas
Oferecer cupons promocionais e descontos é uma maneira fácil de aumentar as vendas. Um bom exemplo disso é o faturamento crescente da Black Friday no Brasil: R$ 3,2 bilhões, crescimento de 25% em relação a 2018 (fonte: Estadão).
O Google sabe que as pessoas buscam maneiras de economizar dinheiro. Pensando nisso, criaram o recurso oferta de boas-vindas.
Grande parte dos e-commerce hoje fazem uso dessa técnica em seus sites. Agora você pode fazer de uma maneira geral.
Ao seguir o perfil de sua empresa no Google Meu Negócio, o público tem acesso a promoções e estão sempre em contato para receber novidades e novas promoções assim que você publicar.
Está aí uma excelente técnica para trazer novos clientes e fazê-los voltarem sempre que você postar uma nova promoção.
Como configurar uma oferta de boas-vindas no Google Meu Negócio
Para configurar uma oferta de boas-vindas, abra o aplicativo Google Meu Negócio e clique no seu perfil (parte inferior do app). Na página do seu perfil, em “Transforme seguidores em clientes”, selecione Criar oferta de boas-vindas.
Você pode adicionar algumas informações na sua oferta:
- Título (ex: 20% de desconto na pizza grande)
- Descrição
- Código promocional (opcional)
- Termos e condições (opcional)
- Website (opcional)
Depois de tudo configurado, é hora de revisar e publicar a oferta.
2.Gerar leads direto pela busca Google
Desde 2019, o Google passou a incluir o botão “Solicite um orçamento” em alguns resultados de buscas de negócios.
Ainda que sua empresa não trabalhe com elaboração de orçamentos, você pode habilitar a troca de mensagens, como se fosse um chat online.
Esse recurso oferece a possibilidade de responder rapidamente a dúvidas, enviar orçamentos e, por que não realizar uma venda diretamente na conversa?
Como ativar troca de mensagens no Google Meu Negócio
No aplicativo, vá no menu “Clientes”, aba “Mensagens”. Clique em “Ativar”.
Pronto!
Agora você pode atender aos seus possíveis clientes dentro da ferramenta. Para acessar as mensagens, basta voltar à essa guia.
Para melhorar, você ainda pode configurar uma mensagem automática de boas-vindas e habilitar o chat apenas em horário comercial (isso é importante).
IMPORTANTE: O Google exibe na busca do usuário o tempo médio de resposta da sua empresa. Ou seja, deixar de responder em tempo hábil – ou deixar de configurar a mensagem automática e o chat em horário comercial – passa a imagem de que sua empresa não está atenta ao consumidor.
3.Realizar agendamentos
Uma funcionalidade ainda pouco explorada pelos brasileiros no Google Meu Negócio é a de realização de agendamentos.
Esse recurso pode ajudar bastante a salões de beleza, consultórios, restaurantes e escritórios a otimizar o tempo e facilitar a vida de seus clientes – e a entrada de novos – permitindo a que o público marque um horário para visitar seu local ou realizar um atendimento.
Como ativar o agendamento no Google Meu Negócio
Para ativar o recurso de agendamentos, você precisa entrar em contato com um provedor compatível com o Google Meu Negócio.
Na sua conta, clique no menu “Agendamentos”.
ATENÇÃO: Se a guia “Agendamentos” não estiver visível na sua conta, esse recurso não está disponível para sua categoria de negócios ou região.
Escolha o provedor de sua preferência e inscreva-se.
Sua conta será conectada automaticamente dentro de uma semana. Depois de conectá-la, você poderá receber agendamentos pelo Google.
Lembre-se sempre de verificar os agendamentos recebidos por esse canal.
Conclusão
Se você ainda não conhece o Google Meu Negócio, vale a pena conferir. Aqui tem um passo-a-passo pra você se cadastrar na plataforma e começar a tirar proveito das funcionalidades que vão te ajudar a dar mais visibilidade à sua empresa e fechar mais vendas.
Nos próximos anos, o Google Assistente estará cada vez mais integrado ao Google Meu Negócio. Fique atento, pois em pouco tempo, pelo menos 50% das buscas serão realizadas por voz.
Aproveite cada recurso que o Google Meu Negócio te oferece. É gratuito e vai trazer grande vantagem competitiva.