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Como colocar sua empresa no mapa: Google Meu Negócio

O número de pessoas que buscam no Google para comprar ou consumir no endereço físico vem crescendo bastante. A localização de sua empresa aparece no Google? Veja aqui porque isso é importante.

Se você chegou neste post, já deve ter se perguntado como cadastrar sua empresa para aparecer no Google e até mesmo no Google Maps. Certo?

Muita gente ainda acha que para deixar a empresa destacada nas buscas com foto do local, endereço e telefones, precisa pagar ao Google. Não é bem assim. Isso é resultado de estar cadastrado no Google Meu Negócio.

Se você ainda não conhece, está perdendo uma série de benefícios para sua empresa.

Neste artigo, você vai entender como a ferramenta pode trazer muitas vantagens para sua empresa, saber como cadastrar seu negócio no Google e ainda conhecer algumas dicas para otimizar os resultados.

O que é Google Meu Negócio?

Google Meu negócio – ou Google My Business – é a plataforma do Google onde empreendedores podem divulgar seu negócio gratuitamente nas buscas orgânicas e no Google Maps.

De acordo com a própria Google, a ferramenta possibilita que você se conecte diretamente com seu público com o alcance inigualável do Google e seus serviços.

Entre as funcionalidades do Google Meu Negócios, podemos destacar:

  • apresentar sua localização no Google Maps
  • acrescentar os contatos, como endereço, e-mail, site e telefone (inclusive é possível ligar diretamente pelo próprio buscador)
  • exibir horário de funcionamento e os horários com maior movimentação
  • exibir comentários e avaliações de clientes
  • mostrar fotos internas da empresa, dos produtos, entre outras

Essas informações são muito úteis para quem busca por empresas como a sua. E como veremos a seguir, o Google Meu Negócio exibe esses dados nos resultados de busca com destaque.

1 – Quando alguém busca por um tipo de estabelecimento (sem apontar o lugar)

Empresas cadastradas no Google Meu Negócio

Quando alguém busca pelo tipo de empresa (ex: pizzaria, padaria, oficina mecânica), sem especificar nome ou lugar, o Google leva em conta a localização atual e mostra resultados de estabelecimentos que estejam fisicamente próximos.

2 – Quando alguém especifica a localização do estabelecimento

Empresas cadastradas no Google Meu Negócio

Agora, se um cliente está numa cidade ou bairro que não conhece muito bem e decide comer uma pizza, ele pode procurar por “pizzaria + nome do bairro/cidade”. Dessa forma, o Google vai exibir resultados de acordo com o local digitado nesta pesquisa.

Note que nesses dois tipos de pesquisa, os resultados aparecem logo abaixo do campo de buscas.

3 – Quando alguém especifica o nome da empresa

Se uma pessoa buscar exatamente pelo nome da empresa, caso essa empresa seja cadastrada no Google Meu Negócio, o resultado será exibido ao lado direito da tela, com informações mais completas.

Empresa cadastrada no Google Meu Negócio

Empresa cadastrada no Google Meu Negócio

Vantagens de estar no Google Meu Negócio

Você já deve ter percebido que criar um cadastro no Google Meu Negócio pode melhorar bastante a divulgação de sua empresa sem gastar nada a mais.

Mas além de aparecer de forma bem destacada nas buscas do Google, veja o que mais a ferramenta tem a oferecer.

Mais visibilidade nas buscas

No início deste artigo, falamos sobre a forma como sua empresa aparece quando está no Google Meu Negócio. Em destaque, com informações de horário de funcionamento, telefones, links e comentários dos clientes. Tudo isso logo na primeira página!

Tudo isso atrai mais consumidores, até mesmo de outras regiões e estados.

Potenciais clientes que moram na sua cidade e precisam de seus produtos e serviços, mas não conhecem sua empresa, podem te encontrar com o Google Meu Negócio.

Pessoas de outras regiões, de passagem ou visitando sua cidade, à procura de empresas como a sua, passam a ser seus potenciais clientes quando você está cadastradx na plataforma.

Toda essa pompa não exclui os resultados nas buscas de texto e de imagens que sua empresa já tem. Legal né? Tem mais.

Ser encontrado pelos seus clientes quando eles mais precisam

Talvez esse seja o principal benefício de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio.

Geralmente, quando alguém faz uma busca pela empresa ou pelo tipo de estabelecimento, esse usuário já está na fase avançada de sua jornada de compra.

Por exemplo, quem busca por “academias em Nova Iguaçu” já tem, pelo menos, intenção em se matricular numa academia na cidade de Nova Iguaçu. Concorda?

Ou seja, se você fosse dono(a) de uma academia em Nova Iguaçu cadastrada na plataforma, teria grandes chances de aparecer para esse potencial cliente, receber um contato e, quem sabe, fechar negócio.

Gerar mais interações e ganhar credibilidade com o público

Uma das funcionalidades da plataforma é permitir avaliações e comentários dos clientes sobre sua empresa. Esse recurso, que ainda é pouco explorado pelas empresas, gerar vantagens muito valiosas:

  • Aprovação social: um dos principais fatores na hora de comprar/contratar um produto ou serviço é a aprovação de pessoas que já consumiram antes. Com as avaliações positivas de seus clientes, você tem mais chances de receber novos consumidores.
  • Interação com o público: as pessoas vão observar que sua empresa é engajada e atenciosa com seus clientes. Mais um ponto muito positivo para seu negócio.

É importante que você participe ativamente respondendo comentários, postando novidades e atualizando fotos para aumentar o engajamento e interesse em suas ofertas.

Como cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio?

Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é bem simples. Para te ajudar, preparamos um passo a passo para você criar sua conta hoje mesmo na plataforma.

1 – Acesse a página da plataforma e faça login

O primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Começar agora”.

Tela de login no Google Meu Negócio

Em seguida, você deverá fazer o login, que é o mesmo que você usa para acessar o Gmail. Se você já estiver logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.

2 – Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”

Tela de edição de informações Google Meu Negócio

Depois de logar e clicar em “Adicionar seu negócio”, o próximo passo é adicionar as informações sobre sua empresa (nome, telefone, site, endereço, etc.) no formulário à esquerda.

Caso você não atenda em um local específico, mas sim em diversos locais (como a maioria dos prestadores de serviço), deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles“.

Depois, é só clicar em continuar.

3 – Confirme a autorização para gerenciar a empresa

Depois de preencher as informações de sua empresa, o próximo passo é confirmar se os dados estão certos e confirmar que você está autorizado a gerenciar a empresa.

Ao fazer a confirmação, você será encaminhado para a página onde o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido.

4 – Confirme o local do seu negócio

Depois da confirmação, você será direcionado para a o painel de controle. Mas você só poderá editar as informações e fazê-las aparecer nas buscas depois de confirmar o código enviado pelo Google.

O código será enviado através de cartão postal e leva entre 7 a 15 dias úteis para chegar no seu endereço.

Para confirmar o código, basta clicar no botão “Confirmar agora”, no banner vermelho superior.

5 – Adicione mais informações na sua nova página

Agora sim! Depois de confirmar o local com o código fornecido, você já pode adicionar mais informações, fotos, horários de funcionamento e muito mais.

Painel do Google Meu Negócio

Como aproveitar ao máximo o Google Meu Negócio?

Mantenha suas informações atualizadas

Imagine a seguinte situação: seu carro quebrou numa cidade que você não conhece. Você resolve ligar para a primeira opção que aparece no Google – e recebe a mensagem de que o número não existe. Você consideraria tentar outro contato dessa oficina? Provavelmente não.

Para que uma situação semelhante não aconteça com seu potencial cliente – e você não perca essa oportunidade de negócio – é extremamente importante que você mantenha todas as informações atualizadas: horário de funcionamento, telefones, site, e-mail, etc.

Além disso, não esqueça de atualizar as fotos de sua empresa quando você fizer melhorias nela.

Abriu uma filial? Maravilha! Adicione esse novo endereço no Google Meu Negócio também. Basta seguir o procedimento de adicionar um negócio, como você fez da primeira vez.

Acompanhe as estatísticas de acesso e interações

Em seu painel de controle, além de fornecer informações de sua empresa, você poderá acompanhar a performance de seu perfil no Google Meu Negócio.

Você pode monitorar:

  • média de classificação dada pelos clientes
  • quantidade de comentários
  • visualizações, cliques e seguidores
  • chamadas realizadas, rotas traçadas até sua empresa
  • fotos mais visualizadas, etc.

Esses números vão mostrar um panorama sobre seu negócio, mas também trazem ideias de conteúdo que você pode publicar, bem como ações que você deve tomar.

Procure sempre conseguir boas avaliações dos clientes

Um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra é a opinião dos consumidores. Avaliações positivas costumam funcionar como sinal verde para que outras pessoas se tornem cliente de sua empresa.

Ofereça uma experiência agradável e motivadora para seus clientes. Afinal, não basta eles aprovarem sua empresa. É preciso conquistá-los a ponto de conseguir um depoimento sincero e espontâneo.

Vamos aderir ao Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio é gratuito, fácil de configurar e coloca sua empresa em destaque nos principais serviços de busca.

A plataforma possibilita ainda muitas outras possibilidades em ações de marketing, como integração ao serviço de publicidade Google Ads neste link você confere dicas sobre este serviço.

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Sobre o autor

Rainha

Dama das melhores jogadas, rainha suprema dos jogadores, mestra estrategista. Ela reina absoluta em nosso tabuleiro. Vida longa à Rainha!

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