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Como colocar meu site na primeira página do Google?

Conheça dicas importantes para você colocar seu site na primeira página do serviço de buscas mais importante do mundo.

Todo mundo usa o Google quando vai procurar por um produto ou serviço, não é verdade? Aqui na Xadrez, todo dia alguém nos pergunta: “Como colocar meu site na primeira página do Google?”

Bom, a maneira mais fácil e rápida de se fazer isso é através dos links patrocinados. Aqueles resultados destacados, que aparecem antes dos resultados orgânicos, são anúncios pagos. É o serviço chamado Google Ads.

Neste artigo vamos explorar a forma como isso pode ser feito, para que o seu negócio possa ficar nessa posição privilegiada.

Os resultados de busca do Google

Sempre que alguém digita uma palavra ou um termo na busca do Google, ela mostra os resultados mais relevantes, dentro de um contexto e obedecendo o algoritmo do buscador.

Assim, para aparecer na primeira página do Google, criadores e administradores de sites utilizam técnicas chamadas de SEO. O Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, se não garante posições, ao menos deixa o site com grande probabilidade de estar por lá.

É um trabalho de médio/longo-prazo que acaba esbarrando na pressa por resultados. Nesses casos, o aconselhado é separar um orçamento para investir em Google Ads.

barra de busca do google

Google Ads e os links patrocinados

Google Ads é o nome dado ao serviço de publicidade paga do Google, que até recentemente era chamado de Google AdWords.

Vamos ver, de uma forma bem simples, como ele funciona:

  • Uma empresa quer sua página nos resultados de busca do Google
  • Se inscreve no Google Ads e abre sua conta no serviço
  • Cria anúncios de texto para seus produtos e serviços
  • Escolhe algumas palavras-chave relacionadas aos anúncios
  • Define os valores a serem gastos em cada campanha

É basicamente esse o processo de aparecer na primeira página do Google. Mas por que é necessário escolher palavras-chave para anunciar?

Bom, se você tem, por exemplo, um negócio na área de informática, você provavelmente não gostaria de pagar para aparecer quando alguém estivesse procurando serviços de culinária, não é mesmo?

De forma bem objetiva, essa é a finalidade de adicionar palavras-chave: dizer ao Google quais palavras digitadas nas buscas devem acionar os seus anúncios.

No entanto, existem ainda variações de palavras-chave, bem como intenção de busca. Vamos tomar como exemplo uma pizzaria anunciando delivery de pizza. Entre as palavras-chave de sua campanha, está “pizza marguerita“. Se a campanha não estiver bem configurada, ao buscar por “como fazer pizza marguerita” seus anúncios serão exibidos – e claramente, quem está procurando por como fazer pizza, não está interessado em comprar pizza.

Essas minúcias – que são muitas para deixar os anúncios otimizados ao máximo – são bem conhecidas por agências de marketing, como a Xadrez. Nós podemos te ajudar nessa hora

Medindo os resultados das suas campanhas

Com o Google Ads você não somente anuncia e aguarda pra ver se o seu site está tendo mais acessos ou não. Você terá à disposição ferramentas para mensuração de diversas métricas, que permitem controle total sobre como os seus anúncios estão sendo veiculados e aceitos pelo público.

google ads site

Vamos dar um exemplo. Quando você cria um anúncio no Google Ads, você escolhe títulos, textos descritivos e um link para o seu anúncio. Você poderá checar variações de títulos e textos que atraiam um maior número de visitantes ao seu site. Você poderá, também, checar em quais palavras-chave você consegue melhor resultado e assim configurar campanhas cada vez mais eficientes. Isso significará menos custos para melhores resultados.

Os valores pagos por anúncios também não são fixos, dependem da concorrência de cada palavra-chave, do número de anunciantes que a escolheram e o quanto estão dispostos a pagar para aparecer a partir delas. O que o Google chama de leilão.

Assim, ao longo do tempo você saberá também se vale a pena concorrer com uma palavra-chave de valor alto. Ou se ela não traz um bom custo-benefício para a sua campanha. É possível sempre escolher palavras com concorrência menor, portanto também com menor valor.

Seu site na primeira página do Google

Nesse artigo, mostramos de forma simples como o seu negócio pode aparecer na primeira página do Google, além de dar uma passada rápida sobre como esse serviço funciona.

Você pode iniciar uma campanha por conta própria no Google Ads hoje mesmo. No entanto, para criar anúncios eficientes, é preciso dedicação, muita experiência e um conjunto de conhecimentos que só uma agência ou profissional de marketing detém.

A Agência Xadrez tem ajudado diversos empreendedores a deixar seus negócios mais lucrativos com Google Ads. Converse com a gente. Venha jogar com quem está ganhando 😉

peça de xadrez - rainha

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Sobre o autor

Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios. É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre vendas, produtividade e empreendedorismo.

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