A partir de 1º de fevereiro de 2024, o Google e o Yahoo lançarão novos requisitos de remetente de e-mail. Essa mudança pode impedir que seus e-mails cheguem aos clientes. Portanto, a conformidade com os novos requisitos deve ser considerada obrigatória — e todos os tipos de e-mails, sejam transacionais, de marketing ou qualquer outra coisa, devem estar em conformidade.
Essas alterações visam proteger os destinatários contra spam, facilitando a identificação de e-mails fraudulentos pelo Google e pelo Yahoo.
Sendo mais direto: se você não estiver em conformidade com a nova política de remetente de e-mails, suas mensagens não serão recebidas.
Quem precisa cumprir?
Se estiver enviando e-mails para alguém que usa um endereço do Yahoo, Gmail, Googlemail ou Google Workspace, você precisará seguir estes novos requisitos.
Mesmo que você envie apenas e-mails transacionais, é importante autenticar seu domínio para garantir que suas campanhas de e-mail ainda alcancem seu público. À medida que o setor de e-mail tende a exigir autenticação para todos os remetentes, é provável que outros provedores além do Google e do Yahoo sigam seu rastro.
Quais são os novos requisitos de remetente de e-mail?
Nas páginas de suporte do Google, todos os remetentes que enviam e-mails para contas do Gmail e todos os domínios e marcas de e-mail de consumidores hospedados pelo Yahoo Mail devem atender aos seguintes requisitos:
- Remova o Gmail do endereço “De:” da sua loja/site.
- Configure a autenticação de email SPF ou DKIM para seu domínio.
- Mantenha as taxas de spam abaixo de 0,10% e evite atingir uma taxa de spam de 0,30% ou mais.
- Certifique-se de que os domínios ou endereços IP de envio tenham registros DNS válidos de encaminhamento e reversão (também conhecidos como registros PTR).
- Use uma conexão TLS (Transport Layer Security) para transmitir emails.
- Formate mensagens de acordo com o padrão Internet Message Format.
Os remetentes de 5.000 ou mais mensagens por dia para contas do Gmail também terão os seguintes requisitos:
- Embora remetentes menores devam ter SPF ou DKIM configurados, ambos são necessários para remetentes maiores. A autenticação de e-mail DMARC confirma ambos os protocolos para o domínio de envio.
- As mensagens de marketing e as mensagens inscritas devem suportar o cancelamento da inscrição com um clique e incluir um link de cancelamento de inscrição claramente visível no corpo da mensagem.
Autenticação de e-mail
Os remetentes precisarão implementar uma autenticação de email mais forte usando padrões do setor, como SPF, DKIM e DMARC. Mas o que significam todas essas siglas?
SPF (Sender Policy Framework, estrutura de política de remetente)
Os registros SPF permitem que um remetente especifique os endereços IP (ou servidores de email autorizados) que têm permissão para enviar emails para um domínio específico. Os provedores de serviços podem rejeitar e-mails enviados de um endereço IP que não corresponda aos registros SPF do domínio do e-mail, como e-mails de fraude e phishing.
Email Identificado DomainKeys (DKIM)
Um registro DKIM adiciona uma assinatura digital aos emails enviados pela sua organização. Em seguida, os servidores de email do destinatário realizam uma verificação para ver se a assinatura do email corresponde ao registro DKIM nas configurações do sistema de nomes de domínio (DNS). Uma assinatura correspondente indica que o conteúdo do email não foi modificado e é de um remetente legítimo.
Autenticação, relatório e conformidade de mensagens baseadas em domínio (DMARC)
O DMARC é uma política que permite que um remetente indique que suas mensagens estão protegidas por DKIM e/ou SPF e diz a um receptor o que fazer se nenhum desses métodos de autenticação for aprovado.
Os domínios de e-mail devem corresponder ao domínio do seu site
E-mails de provedores de domínio público, como @gmail.com ou @yahoo.com provavelmente serão marcados como spam. Isso inclui e-mails de marketing e notificação de pedidos.
O que acontecerá se você não cumprir esses requisitos após 1º de fevereiro de 2024?
Preferencialmente, a implementação dos novos requisitos do Gmail e do Yahoo deverão ser realizadas até 1º de fevereiro de 2024 para evitar que os seus e-mails acabem nas pastas de spam dos destinatários ou nem sejam entregues. Embora os novos requisitos sejam implementados nesta data, a fiscalização aumentará para a capacidade total até meados de 2024.
Se você não fizer essas atualizações até meados de 2024, é bem provável que suas mensagens de e-mail não cheguem mais até os destinatários.
Para uma análise mais detalhada dos novos requisitos de remetente do Google e do Yahoo, verifique as diretrizes para remetentes de e-mail do Google e as práticas recomendadas para remetentes do Yahoo.