Se você chegou nesse artigo, muito provavelmente está cogitando a criação de site novo para sua empresa. Certo?
Pois bem, como você é um empreendedor e procura aproveitar bem seu tempo, vamos direto ao assunto: este post é pra te ajudar a identificar se seu negócio precisa de um site novo. Ou ainda, elucidar pontos primordiais que não podem faltar na criação de um site.
Se você identificar que o site atual de sua empresa apresenta pelo menos um dos sinais abaixo, está na hora de começar a pesquisar um orçamento para criação de site.
Utiliza Flash
Flash é uma tecnologia que foi muito utilizada no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Ficou popular nos sites por conta dos efeitos de animação principalmente em banners que, na época, só essa ferramenta poderia oferecer. Porém, tornava o site muito lento, dependia da utilização de plugins externos e trazia sérios problemas de segurança.
Muita gente já sabe que Flash caiu em desuso e não é suportado em smartphones. Ou seja, se um site é desenvolvido utilizando esse recurso, não será acessível para quem estiver navegando pelo celular – a maioria dos acessos à internet hoje é realizada através de dispositivos móveis.
Pra piorar, o Google não consegue rastrear o conteúdo produzido com Flash. Isso quer dizer que, mesmo que um site utilize essa tecnologia, só em partes do site, terá o desempenho comprometido nas buscas.
A lista de desvantagens é grande:
- Fraco em acessibilidade
- Consome muita bateria de notebooks
- Google anunciou o fim do suporte em 2016 (navegador Chrome e publicidade com AdWords)
- Adobe (proprietária da tecnologia) anunciou fim do suporte em 2020
- Entre outros
Apesar dessa informação já ser de conhecimento público, a quantidade de empresas que ainda utilizam sites desenvolvidos com flash para mostrar informações importantes sobre o negócio é muito alta, comprometendo o sucesso da empresa.
Não é otimizado para smartphones
Desde 2012, a maior parte das pesquisas realizadas no Google acontecem nos dispositivos móveis – smartphones e tablets. O mesmo acontece com o acesso à internet em geral: o principal dispositivo de acesso à internet é celular.
Por conta desses números, desde 2013 o Google prioriza sites responsivos, otimizados para dispositivos móveis, para aparecer na frente daqueles que não são.
Um site responsivo adapta seu design, recursos e navegação de acordo com o dispositivo utilizado pelo consumidor, proporcionando uma experiência muito mais rica.
Se o site de sua empresa não é responsivo você está perdendo boa parte do público que procura por seus produtos e serviços – e muito provavelmente você está os perdendo para seus concorrentes.
Perdeu posicionamento no Google
Consequentemente, se o seu site utiliza Flash e não é otimizado para dispositivos móveis, com certeza você perdeu muitas posições nas buscas do Google – se você não fizer nada, a tendência é só piorar.
Ainda assim, se o seu site perdeu bastante posicionamento no Google, muito provavelmente está na hora de criar um novo site com estrutura otimizada. Existem muitos motivos para seu site não estar mais aparecendo no Google:
- Não existe trabalho de SEO (otimização para sites de busca)
- Código ultrapassado ou mal feito
- Existência de elementos feitos com Flash
- Site não é responsivo
- Não existe publicação de conteúdo (blog, artigos, etc.)
Assim como sua loja física tem mais vantagens em uma localização privilegiada, seu site precisa estar nos primeiros resultados do Google. E se não aparece nas buscas, dificilmente conseguirá clientes com a internet
Não está alinhado com os objetivos de marketing
Esse ponto costuma ser muito ignorado por empreendedores – até mesmo por freelancer e agências pouco experientes.
Aqui na Xadrez, sempre que recebemos um novo cliente, gostamos de conversar bastante sobre marketing digital antes de entrar no assunto criação de site. Acontece que o website de uma empresa não é uma mera apresentação na internet. É uma plataforma de marketing digital.
Com tantas possibilidades, limitar o website a apresentar produtos e serviços é desperdiçar dinheiro.
Se seu site não está trazendo clientes, por exemplo, é bem provável que ele não esteja alinhado às estratégias de marketing da sua empresa. Se você não tiver uma estratégia de marketing definida – o mínimo que seja – criar um site – ou manter o que está publicado – vai trazer pouco ou nenhum resultado.
Exemplo prático 1: vamos supôr que você quer divulgar promoções novas toda semana. Seu site tem uma área onde você mesmo ou sua equipe possa fazer isso, sem depender de terceiros?
Exemplo prático 2: seu site permite automatização de solicitações de orçamento, otimizando seu tempo e força de trabalho?
Pense bem nas oportunidades de negócio que sua empresa está perdendo com um site que não atende aos objetivos de marketing.
Design ultrapassado
Talvez o design do site nessa imagem tenha sido um sucesso na época de seu lançamento – ou não. Mas acredite: ele ainda está publicado exatamente como mostrado aqui (pelo menos na data de publicação deste post)
Tudo, absolutamente tudo tem uma proposta de design para seu tempo. Quer exemplos? Pense nos cortes de cabelo dos ano 80, que “coisa linda”. Ou nas roupas dos anos 70. Voltando para um tempo mais recente, lembra como eram os aparelhos celulares imensos nos anos 90?
O mesmo acontece com design de website. Foi-se o tempo em que era bonito – ou não – adicionar GIFs animados e contadores de acesso. Hoje o consenso é de que o layout visual deve privilegiar a experiência do usuário e atingir os objetivos desejados. E geralmente, quanto mais simples os recursos visuais, melhor será o resultado.
Lembre-se: você só terá uma chance de causar uma boa primeira impressão ao seu visitante. Site com design ruim não passa credibilidade e, consequentemente, não vende.
Utiliza plataforma limitada
É comum esbarrar em limitações na criação de site. Nem sempre de ordem tecnológica: um empreendedor pode não ter orçamento suficiente para aplicar um recurso, o prazo para finalização pode ser curto demais para implantar certas integrações, e por aí vai.
Porém, quando não existe a possibilidade de adicionar recursos simples como um novo formulário de mensagens ou criar uma página nova, você está encrencado. Faça um teste: com quais dos recursos abaixo você pode contar com sua estrutura de site atual?
- Utilização de email profissional (ex: contato@suaempresa.com.br)
- Blog para publicação de conteúdo
- Utilização de chat para atendimento online
- Integração com meios de pagamento
- Integração com ferramentas de marketing
- Formulários de captura de email
- Quantidade de imagens e páginas ilimitadas
Os hábitos de consumo mudam muito rapidamente. E o mercado precisa acompanhar para atender aos anseios do consumidor. Se sua empresa não consegue trabalhar com recursos básicos para atender ao público, nem te permite inovar em oferta de serviços, você está ficando para trás.
Precisa de agência/Freelancer para gerenciar conteúdo
Você ainda tem que pagar alguém toda vez que precisa adicionar um produto novo no seu site? Você mantém um “contrato de manutenção” só pra manter o site atualizado, mesmo com uma equipe tão competente em sua empresa? Esse dinheiro poderia ser melhor empregado, não acha?
Aqui na Agência Xadrez, entendemos que uma empresa não pode ficar “refém” de outra. Se você precisa divulgar promoções toda semana, ou todo dia, por exemplo, você precisa de recursos para que isso seja feito de forma prática, objetiva e gastando o mínimo possível. Concorda com esse ponto de vista?
É por isso que todo projeto desenvolvido por nossa equipe conta com uma área de administração de conteúdo. Para isso, utilizamos o software WordPress. Um gerenciador de conteúdo seguro, amplamente usado e muito fácil de usar.
Além disso, na entrega do website oferecemos treinamento para sua equipe tirar o máximo proveito da ferramenta.
Concluindo
Com um mercado cada vez mais competitivo, é imperativo que seu negócio tenha um site completamente funcional e que traga clientes para sua empresa. A lista apresentou problemas que atingem áreas vitais para o crescimento – ou até mesmo existência – da sua empresa: usabilidade, apresentação, marketing, gestão.
Se seu site estiver prejudicado em qualquer uma dessas áreas, considere contratar a criação de site o quanto antes.