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6 dicas de marketing e vendas para sua empresa crescer

Precisando de inspiração e dicas práticas para melhorar nas vendas, relacionamento com o cliente e no marketing em geral? Confira neste post 6 dicas para fazer sua empresa crescer.

Muitas vezes o dia-a-dia faz a gente esquecer de coisas simples para promover nosso negócio. São compromissos, urgências, imprevistos, pressão pra bater metas… a famosa correria.

Mas é preciso tirar um tempo para pensar no longo prazo e manter a empresa crescendo, sem sair dos trilhos.

Pensando nisso, separei 6 dicas simples de marketing e vendas para você melhorar a promoção de seu negócio e faturar mais no médio/longo-prazo. Vamos lá?

Venda os benefícios, não as características

Criação de site para empresas

Imagine a situação:
Você está procurando por um produto ou serviço. Chegando à loja, o vendedor começa uma longa apresentação sobre o produto, quase um manual de especificações técnicas.

Ao final da fala do vendedor, provavelmente você estará se perguntando: “Ok. Mas pra que serve tudo isso?”

Você já deve ter passado por isso, seja como vendedor/prestador de serviço, seja como consumidor.

É comum ver um representante comercial, um vendedor, detalhar os recursos e características do que está vendendo. Isso acontece porque todo produto ou serviço é feito de benefícios e características.

No entanto, devemos lembrar que uma venda acontece quando o cliente percebe que sua solução resolve o problema que ele tem. Além disso, a forma de comprar mudou nos últimos tempos. O consumidor pesquisa muito sobre o que pretende comprar, muitas vezes chegando na loja só para concretizar a transação.

Ao invés dessa abordagem, procure primeiro entender seu público, suas principais dores. Com essa informação em mãos, venda os benefícios do seu produto/serviço que solucionem essas dores.

Uma venda só acontece quando o cliente percebe que sua solução resolve o problema que ele tem.

Ouça seu cliente

Outro dia li que “seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado“. Achei isso muito poderoso. Estamos sempre buscando por aprovação social (inclusive nos negócios), mas esquecemos dos erros e das oportunidades de crescimento que só eles nos oferecem.

Ouvir um cliente dizer que não foi bem atendido, que o produto não tem a qualidade esperada ou que o serviço foi mal executado nunca é bom. Mas é fundamental se você busca constantemente pelo aperfeiçoamento.

Procure ouvir seu cliente sempre, ainda mais quando você falha como fornecedor. Faça o possível para corrigir o problema o quanto antes e, quando solucionado, comunique. Elx vai entender que você foi atencioso e se empenhou em atendê-lo como merece.

Seja um facilitador, não um vendedor

Nós, empreendedores, às vezes esquecemos que quem deseja é o cliente, não nós. Abordá-lo com informações que nós temos não vai mudar a opinião de quem precisa comprar (o famoso jargão “empurrar um produto“).

Estamos na era da informação. O consumidor encontra informações, opiniões sobre seu produto, avaliações sobre seu atendimento e muito mais, de forma muito fácil e a qualquer momento.

Se você tem informações sobre seu produto/serviço que não estão disponíveis em qualquer outro lugar – só com você – , tem algo de errado na sua comunicação.

As pessoas compram pelos motivos delas e não pelos seus motivos.

Posicione-se como um facilitador, alguém que está ao lado do cliente para encontrar soluções efetivas para resolver o problema que ela tem. Procure escutar o prospect. Entenda o que ele precisa, só então ofereça a solução mais adequada.

Fale do seu produto antes mesmo de estar pronto

Outra técnica muito eficiente de marketing é causar burburinho em torno de um produto que ainda nem foi lançado. Startups e empresas de tecnologia, de certa forma, fazem algo parecido há bastante tempo: lançar seu software em versão beta, acompanhar o uso e incluir melhorias e novos recursos de acordo com o feedback recebido.

Quando você fala do seu produto antes mesmo do lançamento, você o torna familiar, gera expectativa e pode sentir a reação do público – e dependendo do feedback, se prepara para aumentar a produção inicial.

Uma ótima maneira de falar do seu produto antes do lançamento é fazer aparições públicas com seu ele (protótipo, versão beta, etc.). Mostre-o de forma sutil em redes sociais, eventos sociais, amigos e familiares. Você também pode contar com influenciadores e criadores de conteúdo para essa tarefa (tomando o devido cuidado de fazer uma pesquisa minuciosa).

Faça um plano de mídia

Equipe de marketing e criação trabalhando

Crossmedia, 360, multicanal… existem diversos nomes e termos que significam, no fim das contas, a mesma coisa: utilizar diferentes mídias e canais para anunciar sua marca, contar uma história, atender clientes.

Ainda nos dias de hoje, com tanta informação disponível e anúncios pipocando por toda parte na internet, costumo ouvir coisas do tipo: “Paguei uma nota pra anunciar em outdoor e não tive resultado nenhum“. Ou ainda: “Impulsionei um post no Facebook e deu em nada“.

Se identificou com alguma das situações?

Sempre que ouço coisas assim, costumo responder com uma pergunta: “Dentro da sua estratégia de marketing, quais foram os canais escolhidos para a comunicação?“.

A resposta para essa pergunta, invariavelmente, é: “Que estratégia de marketing?”

Até este ponto, já dá pra constatar uma série de erros:

  • ausência de plano de marketing
  • fazer publicidade por conta própria, sem basear-se em dados
  • apostar todas as fichas em uma única mídia
  • falta de conhecimento e experiência

Antes de mais nada, é importante entender que anunciar um produto/serviço/marca é muito mais que “divulgar nas redes sociais”, “colocar um outdoor”, ou “publicar numa revista”.

O micro e pequeno empresário costumam fazer isso por conta própria e, com frequência, obtém nenhum resultado.

Conte com uma agência especializada

Para que seu produto/serviço/marca seja bem sucedido, conte com profissionais da área de marketing, publicidade e comunicação qualificados. Essas pessoas sim tem competência para elaborar um plano de marketing e fazer do seu projeto um sucesso.

A Agência Xadrez pode te ajudar nessa tarefa. Converse conosco.

Dê um lugar para seus clientes falarem sobre seu produto

Este tópico é parecido com o que já foi escrito anteriormente (Ouça seu cliente). Porém, aqui falo especificamente de mostrar ao consumidor que você dá espaço para ele falar da sua empresa.

Crie canais de relacionamento, esteja ativo nas redes sociais. Peça reviews, críticas e elogios. Abrace seu público, crie comunidades.

Além de aproximar sua marca do público, fica mais fácil de entender suas necessidades e firmar a aprovação social da empresa.

Concluindo

Fazer plano de marketing – ou pelo menos aplicar técnicas de marketing – não é muito difícil quando existem profissionais experientes nessa área envolvidos em um projeto.

No entanto, se você pretende fazer por conta própria, seguir essas dicas vai ajudar bastante na promoção de seu negócio. Ouça seu cliente, aprenda com seus desejos e feedbacks. Fale do seu produto com frequência – até mesmo antes de ser lançado. E repita todo o processo observando as eventuais falhas e respostas positivas.

Bons negócios.

peça de xadrez - rainha

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Sobre o autor

Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios. É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre vendas, produtividade e empreendedorismo.

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