Você pode pensar que a criação de site tem a única finalidade de exibir informações sobre seu produto ou serviço. Mas essa é apenas uma das funções de um site – e está longe de ser a mais importante.
Um site bem planejado pode se tornar uma ferramenta poderosa que oferece inúmeras possibilidades para ajudar o seu negócio: seja na captação de novos clientes, seja em tornar sua marca mais conhecida ou até mesmo para você conhecer melhor seu público. As possibilidades não param por aí.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre as possibilidades que só um website pode oferecer como ferramenta de marketing digital.
Mas o que é marketing digital?
É um conjunto de estratégias de marketing que são utilizadas nos meios digitais, principalmente online. Elas tem o intuito de promover uma empresa, uma marca, produto ou serviço. Servem ainda para atrair novos clientes e gerar maior volume de negócios.
Como incluir o website em uma estratégia de marketing digital?
Antes mesmo de começar a pensar em desenvolver um site, é preciso estruturar o modelo de negócio, levar em conta a visão, missão e valores da empresa, os objetivos de marketing da empresa, entre outras considerações. Só depois de levantar e validar todas essas informações, podemos prosseguir com o planejamento do website.
Tudo isso parece muito óbvio. Mas na prática, muita gente atropela todo o planejamento para publicar o website.
Para ajudar no planejamento de um website, você precisa responder às seguintes questões:
- Qual é o principal objetivo do seu website?
(não vale a velha resposta “Divulgar meus serviços”. Seja específico) - Você já tem processos estruturados ao ponto de automatizá-los com um website?
- Seu modelo de negócio permite vendas diretas e/ou transações online?
- Os softwares que você utiliza para gestão permitem algum tipo de integração? Etc. Etc.
Seu site atraindo novos clientes
Outro ponto importante dentro da estratégia de marketing é a captação de novos clientes. Existem serviços que vão ajudar bastante nessa missão. São pagos, mas são fundamentais para o sucesso de seu projeto:
Google Ads
Serviço de publicidade paga do Google. É super eficiente e tem ótimo custo-benefício. A Agência Xadrez pode te ajudar a criar e gerenciar anúncios na plataforma. Fale com a gente.
Facebook Ads
A plataforma de anúncios do Facebook. Costuma funcionar muito bem para campanhas de branding (exibição e conhecimento de marca) e awareness (tornar um produto ou serviço conhecido).
Técnicas de marketing digital
Existem ainda técnicas bastante eficazes para gerar mais tráfego ao seu website e, consequentemente, mais negócios (geração de leads, vendas, inscrições, etc.). No entanto, é preciso levar em conta que os resultados virão a médio/long0-prazo.
SEO – Search Engine Optimization
Traduzindo: otimização para mecanismos de busca. Consiste em uma série de técnicas usadas na otimização das páginas, conteúdo, código e muito mais no seu site. Quando bem aplicado, esse serviço promove seu site para posições mais privilegiadas nas buscas do Google.
Marketing de Conteúdo
São técnicas para a criação, publicação e divulgação do conteúdo do seu site, de forma personalizada, de acordo com o seu público e estratégia de marketing.
Grande parte dos novos clientes que vão chegar ao seu site, virão dos mecanismos de busca, mais especificamente através das buscas do Google. Sempre que precisamos de algo buscamos no Google e costumamos visitar os resultados apenas das primeiras páginas.
Uma forma bem conhecida de utilizar SEO e marketing de conteúdo para atrair novos clientes é manter um blog com conteúdo otimizado e atualizado. Esse canal eleva a autoridade do endereço do seu site junto às buscas do Google. Dessa forma, o volume de visitas qualificadas aumenta e, consequentemente, novas oportunidades de negócio são geradas.
Conhecendo seus clientes através do seu site
Esse é outro recurso valioso que um site bem desenvolvido pode te dar: obter informações importantes a respeito de seu público. Informações que você poderá utilizar em estratégias de marketing digital.
Uma ferramenta de simples implementação, gratuita e que disponibiliza uma série de dados sobre a audiência de seu website é o Google Analytics. Com ela, você consegue saber de onde vem sua audiência, em quais dispositivos acessam seu site, os horários e dias da semana com maior audiência, páginas mais acessadas… Enfim, a quantidade de dados é muito rica.
Existem ainda outras ferramentas de automação de marketing digital que facilitam e muito esse trabalho. Por exemplo, o serviço Hubspot.
Hubspot
Monitora a navegação de um visitante e capta todo o tráfego no momento em que ele preencher um formulário. Você consegue entender em qual página o visitante chegou, como ele se interessou em entrar em contato e gerenciar o relacionamento através da plataforma do serviço.
Uma ferramenta para o crescimento da sua empresa
Você já deve ter notado que aquele conceito de site como cartão de visitas ou apresentação virtual já está ultrapassado e que hoje em dia o site do seu negócio precisa ser uma poderosa ferramenta de marketing.
Seu site pode ajudá-lo a conhecer melhor seu potencial cliente, reduzir execução de tarefas operacionais, além de promover ações para obter mais clientes e gerar maior volume de negócios.
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