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Como criar uma boa página de produto para e-commerce

Se você tem um e-commerce e quer transformá-lo numa verdadeira máquina de vendas, você precisa ler este post. Dicas valiosas para colocar sua loja virtual na primeira página do Google.

Quem procura por um produto na internet precisa ler muitas e muitas páginas de descrição por dia. Boa parte dessas páginas de produto (aquelas apresentando as características, fotos, preço, etc.) são mal escritas, tediosas e com informações insuficientes. O que torna a busca ainda mais cansativa.

Hoje existem milhões de páginas desse tipo. O que quer dizer que um dos tipos de conteúdo digital mais lidos da internet são provavelmente os piores.

Neste artigo ensino algumas técnicas para você escrever uma boa página de descrição de produto e, consequentemente, deixar seu e-commerce na frente da concorrência.

Dois tipos de descrição de produto

Em um e-commerce, você precisa escrever dois tipos de descrição de produto:

  • O snippet para páginas de resultados de busca – que vão melhorar no ranking e gerar cliques para seu e-commerce.
  • A página de descrição do produto, que vai gerar vendas.

Os dois textos impactam em melhor posicionamento nas buscas. Mas escrever só para ser encontrado no Google vai atrapalhar nas vendas – e vice-versa. Você precisa encontrar o meio-termo.

Antes de começar, leve em conta que este é apenas um manual de boas práticas. Você não precisa aplicar estas técnicas rigorosamente em todos os produtos cadastrados no seu e-commerce. Use da criatividade.

A página de descrição do produto

Esta é a clássica descrição do produto. É o que o público consumidor lê quando está fazendo sua decisão de compra: modelo, cores e tamanhos disponíveis, fotos do produto, descrição, preço, etc. Além dessas informações, eles estão procurando por duas coisas que seu texto pode impactar:

  • Valor (não me refiro aqui a preço)
  • Características

Se a página tem um design atraente, a experiência do usuário (UX) é agradável e o produto é bom, uma boa descrição, além de explicar as características, vai adicionar valor ao produto.

Quanto mais valor (de novo, não me refiro aqui a preço) você adicionar ao produto, maior será a percepção de que o preço é justo – independente do preço. Isso faz com que o cliente compre seu produto.

Costumo me concentrar em três elementos na página de descrição do produto:

  1. O título da página
  2. Uma frase-chamariz
  3. Os tópicos

Se você não usa tópicos (bullets, lista, exatamente o que fiz acima), sugiro que passe a usar.

Existem ainda diversos outros recursos: imagens, call to action, preço, etc. Mas para fins de otimização (e deixar de lado aspectos que variam de acordo com a operação de cada empresa, como preço), vamos nos concentrar nesses três pontos.

O título da página

O título da página de produto deve começar com o tipo de produto e, em seguida, nome do produto. É bem óbvio, parece bobagem repetir isso. Mas não é raro encontrar páginas que caem nesse erro. Algo assim:

Para-choque Corsa

Viu como é fácil cair no erro?

Imagine que você precisa apresentar o produto a alguém que nunca ouviu falar dele. Você não precisa criar um título tão cheio de palavras-chave a ponto de deixá-lo igual a uma chamada mal traduzida do Ali Express. Basta citar o produto em si (para-choque), o modelo ou para qual fim será usado (Corsa 98), a característica principal (dianteiro) e, claro, juntar tudo numa frase que faça sentido. Algo assim:

Para-choque dianteiro para Corsa 98

Bem melhor, não?

Quer um motivo pra você se dedicar a criar um bom título para a página de produto? Te dou dois:

  • Profissionalismo: o público tende a não confiar em páginas com conteúdo mal escrito ou amador.
  • Aparecer no Google: usar palavras-chave no título (como o nome do produto e seus atributos) ajuda a deixar a página em posições mais privilegiadas nas buscas.

Frase-chamariz: escreva um apelo

Localização da frase-chamariz. Geralmente, a primeira informação que o consumidor vê sobre o produto.
Localização da frase-chamariz. Geralmente, a primeira informação que o consumidor vê sobre o produto.

Preencha os espaços:

Se [coisa ou necessidade] então este é o [produto] perfeito.

Vamos aplicar essa técnica utilizando um pneu de bicicleta como exemplo:

“Se você [quer resistência anti-furos] então este é o [pneu de bicicleta] perfeito.”

Este é o apelo. Provavelmente não é o único. Mas é um bom começo.

Você pode combinar múltiplos argumentos apelativos:

“Se você procura por resistência anti-furos e boa aderência nas curvas, então este pneu é perfeito para sua bicicleta.”

Ou ainda:

“Os pneus PX 2000 proporcionam resistência contra furos sem adicionar peso extra na sua bicicleta, além de borracha super aderente e design tratorado.”

Dica: a frase-chamariz, geralmente o primeiro texto que o consumidor encontra na página de produto, deve ser sucinto, estimulante e de caráter bem vendedor (ao contrário dos textos de descrição completa, onde você precisa detalhar aspectos técnicos, por exemplo).

Fazer um bom texto vendedor é muito importante na venda do produto. Da mesma forma que um bom vendedor fala do produto com entusiasmo e ressalta suas qualidades, o texto precisa seguir o mesmo propósito: vender.

Lembrando: use sempre palavras-chave relacionadas ao produto em questão – no título, na frase-chamariz, na descrição do produto.

Extra: Previna-se de conteúdo duplicado

Criar uma boa descrição de produto é uma tarefa desafiadora. Você precisa detalhar as características do produto, escrever um texto vendedor e, além de tudo isso, precisa evitar que o conteúdo esteja duplicado. E qual o problema nisso? Simples: o Google “pune” sites que estejam copiando textos de outros sites – e você não quer ser punido pelo Google. Certo?

Para verificar se o conteúdo que você acabou de criar já existe – ou se está muito parecido – basta seguir os 3 passos abaixo:

  1. Copie o texto a ser verificado (no máximo um parágrafo)
  2. Coloque entre aspas
  3. Cole no Google

Se as frases aparecem em outros sites, talvez seja ok. Mas como expliquei, conteúdo duplicado, quando tratamos de SEO, é um problema.

Teste de conteúdo duplicado para criar página de produto otimizada. Encontramos 138 resultados. Ou seja, conteúdo repetido exaustivamente na web.
Com a frase testada, encontramos 138 resultados. Ou seja, conteúdo repetido exaustivamente na web.

Além do mais, é sempre importante perguntar a si mesmo: se a descrição de seu produto é a mesma de outro site, por que alguém compraria de você ao invés da concorrência? Se você não souber responder, é melhor reescrever o texto.

Os tópicos: encontre as perguntas (e responda-as)

Tópicos (bullets, ou listas) são informações sucintas e bem pontuadas. Leitores podem escaneá-las rapidamente, facilitando a leitura. Utilize essa técnica para responder perguntas frequentes e desarmar possíveis rejeições.

Encontrar bom conteúdo para criar tópicos é fácil:

Vá em algum site popular de vendas. MercadoLivre, por exemplo. Procure pelo produto – ou algum bem similar – e vá na seção de perguntas.

Seção de perguntas sobre produto (pneu de bicicleta) no MercadoLivre. Útil para criar conteúdo otimizado para e-commerce.
Seção de perguntas sobre produto (pneu de bicicleta) no MercadoLivre.

Procure pelas perguntas mais comuns, mais repetidas (com exceção de “quanto custa o frete para…”) e escreva uma breve resposta para cada uma delas na sua página. Lembre-se de manter as respostas sucintas.

Procurando por perguntas sobre um pneu de bicicleta, por exemplo, encontrei perguntas como “precisa de câmara de ar?”, “serve para aro xx?”, “qual o tipo de borracha?”.

Com base nessas perguntas, poderíamos elaborar os seguintes tópicos:

  • Precisa de câmara de ar (vendidas separadamente)
  • Serve somente para bicicletas aro 28
  • Pneu de borracha dura

Você não precisa criar uma lista extensa com tópicos respondidos, mas é interessante deixar disponível pelo menos as perguntas mais frequentes encontradas em outros sites. São dúvidas (indicadores de intenção de compra) de consumidores reais.

Finalizando a criação da página de produto

Se você aplicou todas as técnicas apresentadas até aqui, sua página de descrição de produto já está otimizada. Você ainda pode contribuir um pouco mais no desempenho da sua página:

  • Assegure-se de usar sempre sua palavras-chave: no exemplo usado, pneu de bicicleta, pneu para bicicleta, etc.
  • Comece sempre com o que é mais importante e vendedor: deixe os detalhes técnicos para o final da descrição de produto.
  • Adicione links para outros produtos e categorias.

Agora que você sabe como criar uma boa página de produto para seu e-commerce, vamos trabalhar no snippet para páginas de resultados de busca – que vão melhorar no ranking e trazer clientes para sua loja.

Criando conteúdo otimizado para resultados de buscas

Se a página de descrição de produto é seu vendedor, o snippet dos resultados de busca são os canais que vão trazer possíveis compradores para sua loja.

Os resultados de busca são constituídos basicamente de dois elementos: título e descrição.

Snippet de resultado de busca. Constituído por título e descrição.
Snippet de resultado de busca.

Vamos contar com o plugin Yoast SEO (para sites desenvolvidos com WordPress) para criar o título e a descrição do snippet. Se você é cliente da Agência Xadrez, esse recurso já está instalado no seu site.

Edição de título e descrição para resultados de busca com plugin Yoast SEO.
Edição de título e descrição para resultados de busca com plugin Yoast SEO. Esta tela se encontra abaixo do editor de conteúdo do WordPress.

O título para resultado de busca

O título é um elemento de página web muito importante. Serve para indicar o conteúdo exibido e é utilizado como um dos critérios para classificar a posição de uma página nas buscas.

Ou seja, você precisa se dedicar para criar um título eficiente para a página de produto do seu -ecommerce.

Lembra da técnica de explicar o produto a quem nunca ouviu falar dele, comentada no início desse artigo? Vamos aplicar aqui também utilizando pneu de bicicleta como exemplo.

Pneu profissional PX 2000

Note que é preciso especificar que o pneu é para bicicleta – e não deixar margem para dúvidas se é para carro ou moto.

Pneu profissional para bicicleta PX 2000

É um progresso. Mas podemos melhorar. Podemos usar uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave como MozSEMRush ou Merchantwords para encontrar o que as pessoas mais procuram neste tipo de produto. Encontrei alguns:

  • Pneu de bicicleta resistente a furos
  • Pneu de bicicleta speed
  • Pneu de bicicleta leve
  • Pneu slick vs pneu tratorado

Também encontrei pesquisas relacionadas à capacidades:

  • Tamanho (aro 29)
  • Pressão (110psi)

Adicionando e combinando esses termos, ficaria assim:

Pneu slick profissional PX 2000 resistente a furos para bicicleta aro 29 110psi

É sempre bom lembrar que você precisa verificar o tamanho do título. Nesse caso, usando o plugin Yoast SEO, fui informado de que o título ficou muito extenso. Então o resultado final ficou:

Pneu slick profissional PX 2000 resistente a furos para bicicleta aro 29

Prontinho. O título da página está feito e otimizado para o snippet de resultado de busca.

A descrição para resultado de busca

Descrição (meta-descrição) é um elemento utilizado para apresentar de forma resumida do que se trata o conteúdo da página em questão. Nesse caso, algo bem parecido com a frase-chamariz do produto.

Embora a meta-descrição não tenha impacto direto no ranking de buscas, ela afeta diretamente a taxa de cliques. Aqui estão 2 dicas simples e diretas.

Dica 1: adicione as características pelas quais as pessoas procuram. As palavras digitadas na busca ficam em negrito. A mera presença desses termos vão reforçar que este é o produto certo para quem faz a busca. Por exemplo, se alguém busca por “pneu de bicicleta para trilha“, a meta-descrição no snippet ficaria assim:

Tela com resultado de busca. Palavras digitadas na busca ficam em negrito na descrição.
Perceba que as palavras digitadas na busca ficam em negrito.

O comprador estará mais propenso a clicar.

Dica 2: Use textos de publicidade de alta performance. Usar as palavras com melhor desempenho em ferramentas como o Google Ads para sua meta-descrição é uma tática muito eficiente: as palavras já foram testadas e geram alta taxa de cliques. Dica de ouro!

IMPORTANTE: não recomendo usar texto de publicidade para a frase-chamariz na página de produto do seu e-commerce. Texto de publicidade é otimizado para páginas de busca, não para página do produto.

Para finalizar, se for relevante, adicione diferenciais como prazo de entrega, cores disponíveis, parcelamento sem juros, etc. Qualquer detalhe que seja importante para seu público.

Conclusão

Criar conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil. Quando se trata de criar uma boa página de produto para seu e-commerce, pode ser ainda mais desafiador. Mas o resultado vai afetar diretamente nas vendas do seu e-commerce.

Seguindo essas técnicas você consegue criar uma excelente página de produto e preparar um snippet de páginas de busca bastante eficiente. Mas é importante monitorar a performance da página: cheque a taxa de cliques, revise, tente melhorar sempre. Vai fazer muito bem para sua loja.

Boas vendas!

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Sobre o autor

Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios. É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre vendas, produtividade e empreendedorismo.

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