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Google Web Stories – o que é e pra que serve?

Saiba tudo que você precisa para usar o novo formato de publicações do Google e aumente sua presença digital com Web Stories.

Você certamente já deve conhecer os Stories do Instagram e Facebook (ou o Status, do WhatsApp). É um formato de publicação criado pelo SnapChat e que se popularizou muito rapidamente. Hoje, as principais redes sociais tem seus Stories: Twitter, Pinterest, YouTube, LinkedIn… E por aí vai.

E o Google, claro, não poderia ficar de fora. Pouca gente sabe, mas a gigante da tecnologia também, tem sua versão desde 2018. Conhecida na época como AMP Stories, o formato passou por uma grande transformação recentemente e agora se chama Google Web Stories.

Neste post explico sem enrolação tudo o que você precisa saber sobre Google Web Stories: como funciona, como usar, seus diferenciais e porque você deveria usar para promover seu negócio.

O que é Google Web Stories

Google Web Stories é um formato de publicação semelhante aos Stories das redes sociais que já estamos acostumados. Ele surgiu em 2018 durante a AMP Conf, em parceria com grandes veículos como CNN, Washington Post, Wired, People e Mashable.

A ferramenta passou a permitir que esses publishers produzissem conteúdos que eram exibidos nos resultados de buscas em dispositivos móveis em um formato diferente. Veja o resultado:

Tela mostrando o Google Web Stories em ação.

Onde encontrar, como acessar

As AMP Stories não ficaram tão conhecidas quanto as versões das redes sociais, verdade seja dita. No entanto, a novidade agradou aos veículos. Outro aspecto importante precisa ser levado em conta: o volume de buscas e o imenso tráfego que passa pelo Google. Esse ativo tão valioso fez as empresas continuarem investindo no formato.

Google Discover – mais um lugar para encontrar os Web Stories

Já em outubro de 2020, os Web Stories passaram a ser exibidos também no Discover do Google. Aquele espaço para navegar nas notícias e artigos sugeridos pelo Google.

Tela de celular mostrando o funcionamento do Web Stories no Google Discover.
Embora o funcionamento seja bastante similar aos Stories das redes sociais, os Web Stories não duram só 24 horas.

Se antes as Web Stories estavam restritas somente aos sites dos grandes veículos, hoje qualquer pessoa pode criar publicações na plataforma. Segundo a própria big tech, mais de 2.000 sites já publicaram Stories que foram indexados pelo Google.

E agora, com o Discover, ganharam uma nova forma de aparecer para o público e trazer tráfego relevante para sua marca.

Como publicar

Criar publicações para o Google Web Stories é bastante simples e, como mencionado antes, qualquer um pode fazê-lo. Inclusive o próprio Google indica algumas ferramentas de criação:

Você pode usar também o plugin para WordPress, criado pelo Google. O editor é bem fácil de usar e bastante intuitivo.

Tela do editor de Stories do plugin WordPress.
Tela do editor de Stories do plugin WordPress.

Dica: para os Web Stories, o indicado é contar histórias maiores, com uma média de 10 slides – diferente das redes sociais, onde o interesse costuma não passar de 3 slides.

Vantagens em usar Web Stories

Uma das principais vantagens em usar Web Stories é publicar conteúdo de forma objetiva, imersiva e visualmente bastante atraente. Com apenas alguns slides é possível criar tutoriais, divulgar dados, promover produtos e serviços e muito mais.

Outro bom argumento para usar o formato é a visibilidade: seu conteúdo ficará disponível em todo o ecossistema da web. Você pode incorporar estas histórias e compartilhar em sites e aplicativos – inclusive em outras redes sociais. Veja uma demonstração abaixo.

Conclusão

Google Web Stories é um formato com bastante potencial para ser consumido cada vez mais pelo grande público. Com ferramentas de criação gratuitas e de fácil uso, qualquer um pode criar publicações para cativar a atenção da audiência e promover sua marca.

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Sobre o autor

Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios. É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre vendas, produtividade e empreendedorismo.

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